Rotação por Estações: uma proposta metodológica na formação continuada de professores em Astronomia para alunos com deficiência visual

Autores

  • Marina Santos Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Bianca Venturieri Universidade do Estado do Pará
  • Reginaldo Corrêa Junior UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.149-186

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica resultante de uma experiência de formação continuada envolvendo professores que atuam com o componente curricular de Ciências em Belém (PA), na qual foi abordado o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações. Este estudo teve como objetivo não apenas explorar a eficácia dessa abordagem na formação docente, mas também analisar como ela pode ser adaptada de maneira sensível e efetiva para atender às necessidades específicas de alunos cegos e com baixa visão no contexto do ensino de Astronomia. A abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e a coleta de dados envolveu observação participante e entrevistas de grupo focal. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo. De acordo com os resultados apresentados, a formação continuada em Astronomia para a inclusão de alunos com deficiência visual apresentou uma avaliação relevante pelos participantes. A abordagem da metodologia com a utilização da rotação por estações, despertou a criatividade e promoveu a troca de práticas entre os professores. A formação contribuiu positivamente na prática docente, proporcionando recursos e estratégias para melhorar o ensino de Astronomia para a inclusão de alunos com deficiência visual em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

Damasceno dos Santos Oliveira, M. D., Venturieri, B., & de Oliveira Corrêa Junior , R. (2025). Rotação por Estações: uma proposta metodológica na formação continuada de professores em Astronomia para alunos com deficiência visual. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 148–185. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.149-186

Edição

Seção

Artigos