Rotação por Estações: uma proposta metodológica na formação continuada de professores em Astronomia para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.149-186Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica resultante de uma experiência de formação continuada envolvendo professores que atuam com o componente curricular de Ciências em Belém (PA), na qual foi abordado o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações. Este estudo teve como objetivo não apenas explorar a eficácia dessa abordagem na formação docente, mas também analisar como ela pode ser adaptada de maneira sensível e efetiva para atender às necessidades específicas de alunos cegos e com baixa visão no contexto do ensino de Astronomia. A abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e a coleta de dados envolveu observação participante e entrevistas de grupo focal. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo. De acordo com os resultados apresentados, a formação continuada em Astronomia para a inclusão de alunos com deficiência visual apresentou uma avaliação relevante pelos participantes. A abordagem da metodologia com a utilização da rotação por estações, despertou a criatividade e promoveu a troca de práticas entre os professores. A formação contribuiu positivamente na prática docente, proporcionando recursos e estratégias para melhorar o ensino de Astronomia para a inclusão de alunos com deficiência visual em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Santos Oliveira, Bianca Venturieri, Reginaldo Corrêa Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.