Literatura e Educação em Astronomia: Desafios, tendências e perspectivas na educação brasileira
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática sobre a interseção entre Literatura e Educação em Astronomia no Brasil. Frente aos desafios do ensino de Ciências — marcados por lacunas na formação científica e na contextualização dos conteúdos escolares —, busca-se compreender de que modo a literatura pode contribuir para tornar o ensino de Astronomia significativo e interdisciplinar. A partir de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada no protocolo PRISMA, foram analisadas 38 produções acadêmicas, identificadas em bases de dados de amplo alcance e relevância na área. Os dados foram processados com o auxílio do software IRaMuTeQ, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), evidenciando quatro classes temáticas: uso da ficção científica, integração da literatura infantil na prática docente, produção de materiais didáticos e o papel da obra de Monteiro Lobato no ensino de conceitos astronômicos. Os resultados evidenciam que, embora promissora, a articulação entre Literatura e Educação em Astronomia ainda enfrenta entraves metodológicos e formativos. Destacam-se a carência de pesquisas avançadas e de ações formativas contínuas, mas também tendências relevantes, como o uso crescente de textos literários como recurso didático, com destaque para a obra de Monteiro Lobato. Conclui-se que a literatura, ao favorecer a ressignificação de conceitos e a construção interdisciplinar do conhecimento, constitui um campo fértil para investigações futuras no ensino de Astronomia.
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