O filme Interestellar como recurso didático-pedagógico para o ensino de aprendizagem em Astronomia.
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.240-264Palavras-chave:
Dilatação Temporal; Viagens interestelares; ExoplanetasResumo
O filme Interestelar (2014) é uma obra relevante da ficção científica que combina entretenimento com conceitos científicos, tornando-se um recurso para discutir Astronomia e Física. Este trabalho visa analisar os conceitos científicos representados no filme, como buracos negros, dilatação temporal, viagens interestelares e a busca por exoplanetas habitáveis, relacionando-os aos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem documental, compreende o filme como um documento cultural. O artigo foi constituído a partir da seleção e análise de cenas que retratam fenômenos físicos, como a dilatação temporal no planeta Miller, a travessia da nave Endurance pelo buraco de minhoca e a representação do buraco negro Gargântua, confrontando essas passagens com referenciais teóricos da Física Moderna. Este procedimento seguiu as etapas propostas por Bardin. Os resultados apontam que o uso de trechos selecionados do filme favorece a contextualização dos conceitos científicos em sala de aula, tornando o ensino de Astronomia mais dinâmico, visual e contextualizado, além de despertar o interesse dos estudantes pela Ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilha Aparecida Cruz Cunha, Edvan Bandeira, Magalhães Júnior, Adriano Ortiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.