O filme Interestellar como recurso didático-pedagógico para o ensino de aprendizagem em Astronomia.

Authors

  • Marilha Aparecida Cruz Cunha UEM
  • Edvan Gomes da Silva Bandeira UEM
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM
  • Adriano José Ortiz IFPR

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.240-264

Keywords:

Dilatação Temporal; Viagens interestelares; Exoplanetas

Abstract

The film Interstellar (2014) is a significant work of science fiction that integrates entertainment with scientific concepts, making it a valuable resource for discussing Astronomy and Physics. This study aims to analyze the scientific concepts depicted in the film, including black holes, time dilation, interstellar travel, and the search for habitable exoplanets, with the objective of contributing to Astronomy Teaching and Learning. The research employs a qualitative and documentary-based approach. The findings highlight the potential of cinema as a tool for science popularization, fostering a more dynamic and meaningful approach to Astronomy education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marilha Aparecida Cruz Cunha, UEM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisadora na linha de Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências. O percurso acadêmico é marcado por investigações sobre como professores e estudantes percebem conceitos científicos, além de uma sólida experiência em docência e pesquisa, passando pelo PIBIC e PIBID.Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Educação Inclusiva, com formação em Física pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Ivaiporã, e também em Gestão Financeira. Atravessa as fronteiras entre ciência e educação com um olhar crítico e inovador, buscando tornar o ensino mais inclusivo, acessível e transformador.Entre fórmulas, reflexões e desafios da sala de aula, a maternidade acrescenta uma nova perspectiva ao compromisso com a educação. O cotidiano de mãe e pesquisadora se entrelaça à busca por um ensino que dialogue com a realidade dos alunos e contribua para mudanças sociais reais.

Edvan Gomes da Silva Bandeira, UEM

Professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná - Extensão-Loanda (PR). Coordenador das ACECs (Ações Curriculares de Extensão e Cultura) no curso de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial na UNESPAR - Extensão Loanda-PR. Mestrado no Programa de Ciências e Matemática pela UEM- Universidade Estadual de Maringá-PR (2025). Graduado em Ciências Licenciatura Plena pela UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná-Paranavaí (2011). Graduado Matemática pela UNESPAR-Universidade Estadual do Paraná-Paranavaí (2021). Especialista em Genética pela UFPR-Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Didática do Ensino da Matemática pela Faculdade Iguaçu (2024). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2011 e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2017. . Participa do grupo de pesquisa Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR) - Universidade Estadual de Maringá-PR.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, UEM

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011); Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/Portugal (2016) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 da França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Coordena um Projeto de Pesquisa (CNPq/Universal 2018) interinstitucional entre UEM, UTFPR, UMinho/Pt e IPG/Pt. Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

Adriano José Ortiz, IFPR

Possui graduação em Licenciatura - Física pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e Doutorado em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Ivaiporã. Também já foi coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Ivaiporã (2016-2018), e atuou como representante docente e representante de coordenadores no Conselho de dirigentes do campus (CODIC). Coordenou o subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no campus Ivaiporã nas edições de 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: ensino de Física e Astronomia, formação de professores, Representações Sociais.

Published

2025-11-22

How to Cite

Aparecida Cruz Cunha, M., Gomes da Silva Bandeira, E., Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, C., & José Ortiz, A. (2025). O filme Interestellar como recurso didático-pedagógico para o ensino de aprendizagem em Astronomia. Latin-American Journal of Astronomy Education, 1(40), 240–264. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.240-264

Issue

Section

Articles