AS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA QUE PROMOVEM O INTERESSE PELA CIÊNCIA EM UM PÚBLICO INFANTOJUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2021.31.021

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Astronomia, Ensino de Ciências.

Resumo

Neste artigo identificamos as principais características de textos de divulgação científica que têm o potencial de despertar o interesse pela ciência e facilitar a aprendizagem no público infantojuvenil. Para isso, escrevemos textos de divulgação conjugando técnicas de redação utilizadas por jornalistas científicos e informação científica dos pesquisadores brasileiros envolvidos no projeto J-PAS (Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey). Realizamos aplicações didáticas para turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2 e uma para uma turma do 1º Ano do Ensino Médio. Os resultados indicam que o uso de textos de divulgação científica podem ser uma estratégia eficaz não apenas para a difusão do conhecimento, mas também para o ensino de Astronomia na sala de aula. Este trabalho foi desenvolvido no contexto de um mestrado profissional em ensino de Astronomia, que teve como produto educacional uma rede de divulgação centrada na plataforma Wordpress e ligada às redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus, além de um e-book voltado a professores com parâmetros de escolha de textos de divulgação científica para atividades didáticas e uma proposta de atividade didática com textos de divulgação científica.

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Publicado

15-07-2021

Como Citar

Sunaga, A. I., & Cypriano, E. F. (2021). AS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA QUE PROMOVEM O INTERESSE PELA CIÊNCIA EM UM PÚBLICO INFANTOJUVENIL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (31), 21–35. https://doi.org/10.37156/RELEA/2021.31.021

Edição

Seção

Artigos