Formação de professores dos anos iniciais e saberes docentes mobilizados durante um curso de formação em Astronomia

Autores

  • Andréia Fernandes Prado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru.
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.29.103

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Formação em exercício, Diário do céu, Saberes docentes, Análise de discurso.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no decorrer do curso de extensão em Astronomia “Diário do Céu – Introdução à Astronomia para Professores da Educação Básica”. A pesquisa investigou quais foram os saberes docentes mobilizados por professores dos anos iniciais durante a realização do referido curso de formação em Astronomia. Para a fundamentação teórica, foram utilizados os referenciais da área de Ensino de Ciências, da Formação de Professores, bem como da Educação em Astronomia, além da Análise de Discurso da linha francesa. Os resultados indicam uma necessidade de formação, no que se refere aos conteúdos de Astronomia, uma vez que os professores são polivalentes, com formação inicial em curso de Pedagogia e licenciaturas afins, e não foram contemplados com tais conteúdos em suas estruturas curriculares. Por outro lado, o estudo evidencia que os docentes mobilizaram diversos saberes, entre os quais podemos citar os saberes disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Prado, A. F., & Nardi, R. (2020). Formação de professores dos anos iniciais e saberes docentes mobilizados durante um curso de formação em Astronomia. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 103–116. https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.29.103

Edição

Seção

Artigos