APRENDIZAGEM MEDIADA POR UMA HIPERMÍDIA EDUCACIONAL

Autores

  • Adriano Luiz Fagundes Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica/ Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana da Silva
  • Marta Feijó Barroso

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.20.091

Palavras-chave:

animações, objetos de visualização, avaliação, aprendizagem, rotação síncrona, Lua.

Resumo

As Fases da Lua constituem um objeto de aprendizagem composto por unidades menores que foi aqui elaborado adotando-se a teoria da carga cognitiva, incluindo aspectos da visualização no ensino das ciências e observando as dificuldades de aprendizagem documentadas na literatura de pesquisa em ensino de ciências e astronomia como norteadores teóricos. O processo completo de investigação envolveu 77 estudantes de uma disciplina de física de graduação e contemplou instrumentos de coleta de dados para investigar aspectos técnicos do material, qualidade do conteúdo e aprendizagem. Neste trabalho faz-se um recorte no qual o foco é a aprendizagem mediada por um recurso digital hipermídia. Os instrumentos utilizados nesta etapa foram pré-testes e avaliação de aprendizagem que possibilitaram uma avaliação quali-quantitativa. As questões versaram sobre o conhecimento da Lua como corpo sem luminosidade própria, a representação de um diagrama esquemático com sequências de fases lunares e as respostas a uma questão sobre a possibilidade de observação do Sol e da Lua de acordo com a hora do dia, e finalmente uma explicação e uma representação sobre a dinâmica do movimento de rotação síncrona da Lua. Os resultados obtidos forneceram um ganho percentual médio global de 33% na aprendizagem. Destacam-se características do material que podem ter contribuído para a sua qualidade enquanto mediador da aprendizagem.

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Publicado

15-12-2015

Como Citar

Fagundes, A. L., Silva, T. da, & Barroso, M. F. (2015). APRENDIZAGEM MEDIADA POR UMA HIPERMÍDIA EDUCACIONAL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (20), 91–114. https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.20.091

Edição

Seção

Artigos