ASTRONOMIA CULTURAL NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Luiz Carlos Jafelice Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.057

Palavras-chave:

Abordagem antropológica, Astronomia cultural, Educação ambiental, Culturas indígenas e afro-brasileiras, Ensino de Geografia, Ensino de ciências.

Resumo

Este trabalho se destina a pedagogos e professores de geografia, ciências, biologia e física da educação básica. Ele discute a importância da adoção da perspectiva antropológica no trato de assuntos considerados do âmbito da astronomia e apresenta propostas de práticas para quem quiser introduzir astronomia cultural na educação básica – do início do 1º ano do ensino fundamental ao final da 3ª série do ensino médio, seja na educação formal ou não formal. O trabalho é proposto no contexto de uma educação ambiental holística e transdisciplinar. Esta abordagem valoriza sobretudo o vivenciar e visa uma educação humanística, acolhedora de diversidades epistemológicas e culturais. As práticas sugeridas também podem ser usadas com proveito para encaminhar trabalhos de inclusão de conteúdos das culturas indígenas e afrodescendentes brasileiras no currículo, conforme a nova legislação exige. As orientações oferecidas passaram pelo crivo de situações escolares reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

Jafelice, L. C. (2015). ASTRONOMIA CULTURAL NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (19), 57–92. https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.057

Edição

Seção

Artigos