ENSAIOS SOBRE ECLIPSES, TRÂNSITOS E OCULTAÇÕES COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO INTRODUTÓRIO DE ASTRONOMIA

Autores

  • Noella L. Dcruz Department of Natural Sciences, Joliet Junior College.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.039

Palavras-chave:

Carreiras não científicas universitárias, Investigação sobre ensino/aprendizagem, Abordagens de ensino, Ensaios, Sistema Solar, Trânsitos.

Resumo

Nós ocasionalmente incluímos projetos em nosso curso universitário introdutório centrado no aluno para permitir aos estudantes que pertencem às carreiras não científicas explorar alguns conceitos astronômicos em mais detalhes do que o normal. Tais projetos também enfatizam eventos astronômicos em curso ou futuros. Esperamos que os alunos se sintam mais interessados na astronomia através de projetos ligados a eventos astronômicos. No termo de Primavera de 2012 (EUA), propomos ensaios curtos focados em eclipses, trânsitos e ocultações para promover o raro trânsito de Vênus que ocorreu no dia 5 de junho de 2012. Pedimos aos alunos que escrevessem dois ensaios curtos dentre três que foram propostos. Os ensaios continham partes descritivas e conceituais. Eles foram feitos para servir como ferramentas de ensino. 62% de 106 ensaios de 55 alunos ganhou graus A, B ou C. 21% dos 47 entrevistados que responderam ao levantamento posterior sentiu que os ensaios aumentaram seu interesse na astronomia. 49% dos inquiridos consideraram que os ensaios não eram benéficos para a educação e que não devem ser propostos novamente. As respostas escritas mais comuns da nossa pesquisa indicaram que os alunos precisam de mais orientação e melhor preparação para escrever ensaios bem sucedidos. Como os alunos consideraram difíceis os aspectos conceituais dos ensaios, no futuro iremos fornecer atividades relevantes antes dos ensaios para ajudar os alunos a escrevê-los com sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Dcruz, N. L. (2014). ENSAIOS SOBRE ECLIPSES, TRÂNSITOS E OCULTAÇÕES COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO INTRODUTÓRIO DE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (17), 39–66. https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.039

Edição

Seção

Artigos