DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PESQUISADORES BRASILEIROS QUE ATUAM NO CAMPO DA ASTRONOMIA

Autores

  • Dalira Lúcia Cunha Maradei Carneiro Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.
  • Marcos Daniel Longhini Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.20.007

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Representações Sociais, Pesquisador, Educação em Astronomia.

Resumo

O artigo aborda o papel da divulgação científica na interação entre ciência e sociedade. Argumenta a relevância da Astronomia como desencadeadora do processo de divulgação científica. À luz da Teoria das Representações Sociais fundamentada por Moscovici, estudam-se as representações sociais sobre divulgação científica de pesquisadores brasileiros que atuam no campo da Astronomia. Sujeitos de diferentes trajetórias formativas participaram de entrevistas semiestruturadas analisadas conforme sugerido por Spink. Os resultados apontam duas representações: uma para a sociedade em geral, movida pela paixão, ancorada em valores e crenças, na satisfação de ver os resultados que suas ações trazem à vida das pessoas; e outra para os seus pares. Na primeira, emergem lacunas que obstaculizam a prática da divulgação científica, como a falta de formação e a dificuldade de utilizar linguagem acessível; a burocracia exigida na execução de projetos e a representação negativa sobre a mídia somam-se à lista dos obstáculos. Outras considerações são que a Astronomia não faz parte de forma sistemática do ensino, tampouco da mídia em geral, e, não raro, apresenta-se com erros conceituais. Essas representações encontram eco no referencial teórico, revelando que, apesar dos avanços, a divulgação científica e a Educação em Astronomia encontram-se num contexto de fragilidade social.

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Publicado

15-12-2015

Como Citar

Carneiro, D. L. C. M., & Longhini, M. D. (2015). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PESQUISADORES BRASILEIROS QUE ATUAM NO CAMPO DA ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (20), 7–35. https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.20.007

Edição

Seção

Artigos