O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?

Autores

  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul.
  • Daiana Pellenz Escola Estadual Dr. Renato Del Mese, Caxias do Sul, (RS).
  • Francisco Catelli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.091

Palavras-chave:

Lado oculto da Lua, ensino de Astronomia, Modelos didáticos, Aprendizagem significativa.

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração de uma resposta à pergunta “O lado escuro da Lua nunca apanha sol?” na qual são consideradas questões relacionadas às concepções iniciais dos alunos, de onde elas surgem e os elementos centrais que constituem uma “boa resposta”. Essas questões são tratadas, inicialmente, a partir de uma revisão da literatura sobre pesquisas na área e, em seguida, também com base nessa revisão, um objeto modelo didático que envolve os movimentos relativos do sistema Terra – Lua – Sol é proposto. Uma descrição detalhada da aplicação deste modelo em um ambiente de aprendizagem com alunos do ensino fundamental é relatada. As concepções iniciais apresentadas na literatura se confirmam e os questionamentos feitos pelos estudantes por ocasião da aplicação do modelo fornecem indícios de que uma aprendizagem significativa, pelo menos em algum grau, ocorreu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Giovannini, O., Pellenz, D., & Catelli, F. (2014). O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (17), 91–106. https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.091

Edição

Seção

Artigos