A Astronomia Indígena da América do Sul e a Inteligência Artificial na construção de novas narrativas para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.186-216Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Astronomia Indígena, Ensino de Astronomia, Ensino de CiênciasResumo
Este trabalho explora o potencial da inteligência artificial (IA) como ferramenta para fortalecer e difundir as cosmologias indígenas da América do Sul, especificamente no campo da Astronomia. Por meio da criação de novas narrativas e recursos didáticos, busca-se promover uma maior interação entre a ciência ocidental e os conhecimentos tradicionais, contribuindo para o combate ao racismo epistêmico e a valorização da diversidade cultural. O estudo se trata de um ensaio teórico e se debruça sobre a lacuna existente na literatura científica a respeito do uso da IA para fortalecer a identidade cultural indígena e promover a justiça social. A partir de uma revisão bibliográfica sobre Astronomia Indígena, IA e educação em Ciências, o artigo problematiza o modelo atual de interculturalidade na área da inteligência artificial, propondo novas perspectivas para a construção de tecnologias mais inclusivas e equitativas. Ao explorar as possibilidades de aplicação da IA na Educação em Ciências, este artigo tem como objetivo estimular o desenvolvimento de recursos educacionais que valorizem as cosmovisões indígenas, promovendo uma compreensão mais profunda a respeito do Universo e fomentando atitudes de respeito e cuidado com os povos originários e o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nairys Costa de Freitas, Mairton Cavalcante Romeu, Maria Cleide da Silva Barroso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.