“AS COISAS DO CÉU”: ETNOASTRONOMIA DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA COMO SUBSÍDIO PARA A PROPOSTA DE UM MATERIAL PARADIDÁTICO

Autores

  • Caroline da Silva Garcia Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá
  • Suzy Pascolai Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá
  • Mateus Zanette Campos Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.007

Palavras-chave:

Astronomia indígena, Conhecimento tradicional, Recurso didático, Educação indígena.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi identificar o conhecimento etnoastronômico de uma comunidade indígena do norte do Rio Grande do Sul, como subsídio para a produção de um material paradidático a ser utilizado na escola local. Foram utilizadas três etapas para a realização da pesquisa: oficina pedagógica, levantamento do conhecimento de etnoastronomia e confecção do livreto paradidático. A oficina pedagógica tornou público o conhecimento tradicional indígena sobre a criação do Sol e da Lua, o levantamento mostrou saberes tradicionais de astronomia consideráveis, em torno de temas como a criação do Sol e da Lua, as fases da Lua, as estações do ano e as estrelas, e o material paradidático produzido se configurou como o início de um processo de revivificação dos conhecimentos locais entre os membros da comunidade. O processo vivenciado se constituiu em uma etapa inicial de um trabalho que deve ser estimulado, dando continuidade à elucidação da etnoastronomia dos índios da aldeia Guarani MBYÁ Nhu Porá.

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Publicado

05-08-2016

Como Citar

Garcia, C. da S., Costa, S., Pascolai, S., & Campos, M. Z. (2016). “AS COISAS DO CÉU”: ETNOASTRONOMIA DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA COMO SUBSÍDIO PARA A PROPOSTA DE UM MATERIAL PARADIDÁTICO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (21), 7–30. https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.007

Edição

Seção

Artigos