EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A INTERDISCIPLINARIDADE DURANTE UM ECLIPSE LUNAR TOTAL

Autores

  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2009.07.015

Palavras-chave:

educação em Astronomia, formação continuada de professores, eclipse lunar total, interdisciplinaridade, comunidades científica, amadora e escolar.

Resumo

Este texto relata como 67 professores, provenientes de 23 cidades, puderam despertar, nos alunos, o interesse científico utilizando um fenômeno natural astronômico: um eclipse lunar total. O evento foi precedido e procedido por encontros de formação continuada, onde se caracterizou a interdisciplinaridade da astronomia e a importância das observações de fenômenos como estes. Grupos de trabalho foram formados por professores e alunos, que se organizaram para o levantamento conjunto de dados durante o fenômeno, além do envolvimento da comunidade em suas respectivas cidades. Os resultados apontam para caminhos que podem proporcionar a motivação e a cultura científica, através de aproximações entre as comunidades científica, amadora e escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Langhi, R. (2009). EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A INTERDISCIPLINARIDADE DURANTE UM ECLIPSE LUNAR TOTAL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (7), 15–30. https://doi.org/10.37156/RELEA/2009.07.015

Edição

Seção

Artigos