VOZES DO PLANETÁRIO DE LONDRINA: ÊXITOS E DIFICULDADES EM SEUS DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA

Autores

  • Gustavo Iachel Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.26.035

Palavras-chave:

Planetário, Formação de professores, Espaço não formal de educação, Ensino de Astronomia, Análise de conteúdo.

Resumo

Neste artigo, são detalhadas as etapas da pesquisa realizada no Planetário de Londrina, com o objetivo de investigar os êxitos e as dificuldades de sua equipe durante os dez anos de sua existência. Para tanto, ouvimos as pessoas que atuam no local. Os dados coletados são estudados sob os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Buscamos também avançar, metodologicamente, por meio do conceito de Ideário Coletivo Aparente. A priori, propomos investigar as ações relacionadas à formação de professores em espaço não formal. Todavia, as principais inquietudes dizem respeito às complicações referentes à própria manutenção da continuidade do referido estabelecimento. Os resultados finais indicam sugestões possíveis para sanar os problemas encontrados e melhorar o atendimento à comunidade e aos docentes da região. Enfim, este trabalho constitui-se em um chamado ao diálogo dirigido à Prefeitura e à Universidade Estadual de Londrina sobre a atual condição do Planetário de Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

Iachel, G. (2018). VOZES DO PLANETÁRIO DE LONDRINA: ÊXITOS E DIFICULDADES EM SEUS DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (26), 35–59. https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.26.035

Edição

Seção

Artigos