USO DE TEXTOS HISTÓRICOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores

  • Hermano Ribeiro de Carvalho
  • Lucas Albuquerque do Nascimento
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.007

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Textos Históricos de Natureza Pedagógica, História da Astronomia.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de elaboração, aplicação e análise de Textos Históricos de Natureza Pedagógica envolvendo a recepção, aceitação e disseminação da obra de Nicolau Copérnico. Os textos históricos de natureza pedagógica foram utilizados em um curso de extensão que ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) que contou com a participação de futuros professores de ciências no ensino fundamental, graduandos em Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os professores em formação leram os textos e responderam questões referentes aos mesmos, as quais relacionavam aspectos da Natureza da Ciência e da História da Astronomia. Essa ferramenta didática foi utilizada de maneira explícita e reflexiva, com o objetivo de contextualizar os fatos, e subsidiar discussões acerca de aspectos relacionados à Natureza da Ciência. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar a legitimidade do uso de textos históricos com finalidade pedagógica para uma melhor inserção da Natureza da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

Carvalho, H. R. de, Nascimento, L. A. do, & Silva, B. V. da C. (2017). USO DE TEXTOS HISTÓRICOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (23), 7–37. https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.007

Edição

Seção

Artigos