O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores

  • Vanessa Nóbrega de Albuquerque Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Cristina Leite Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.031

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Plutão, Astronomia.

Resumo

Em 2006, Plutão, que até então era definido como “planeta”, teve sua classificação alterada para a nomenclatura “planeta anão”. Na época, esta mudança teve grande repercussão na mídia. Plutão voltou a ser notícia com a chegada da sonda New Horizons a Plutão em julho de 2015. Considerando que o entendimento sobre a complexidade que envolve a definição dos corpos celestes poderia auxiliar a percepção da ciência como empreendimento histórico, social, coletivo, não linear e não neutro, apresenta-se um levantamento histórico dos episódios que envolveram as várias definições de planeta, comentando as primeiras observações do céu realizadas por nossos antepassados, até chegar às resoluções que estabeleceram quais seriam os atributos de um “planeta”, definidas na 26ª Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, reunião na qual decidiu-se pela reclassificação de Plutão. De modo a contribuir com subsídios para que se realizem discussões sobre a natureza da ciência, mediadas por temas da Astronomia, explicita-se quais características desse saber ficam evidentes ao estudar os episódios mencionados.

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Publicado

05-08-2016

Como Citar

Albuquerque, V. N. de, & Leite, C. (2016). O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (21), 31–44. https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.031

Edição

Seção

Artigos