ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2008

Autores

  • Patrícia Amaral Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília (UnB).
  • Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.031

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Avaliação de livro didático, Erros conceituais.

Resumo

A importância dos livros didáticos nas salas de aula revela-se quando estudos apontam que este recurso pedagógico é, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor de Ciências do ensino fundamental para a preparação de suas aulas. Quando analisamos os conteúdos de Astronomia presentes nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2008 e que, teoricamente, são os melhores livros disponíveis no mercado editorial brasileiro, buscamos esquadrinhar algumas categorias constantes no Guia de Livros Didáticos de 2008. A pesquisa caracteriza a freqüência do conteúdo de Astronomia no texto, nas figuras e nas atividades de experimentação. Além disso, descreve alguns erros conceituais e apresenta um conjunto de informações adicionais sobre as coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2011

Como Citar

Amaral, P., & Oliveira, C. E. Q. V. de. (2011). ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2008. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (12), 31–55. https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.031

Edição

Seção

Artigos