DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM UM CURSO SOBRE A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA

Autores

  • Alexandre Bagdonas Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Victória Flório Pires de Andrade Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
  • Bruno L´Astorina Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.09.017

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, História da Ciência, Galáxia.

Resumo

Há um número crescente de pesquisas na área de ensino de ciências que afirmam a importância de discussões sobre a “natureza da ciência” na educação básica e na formação de professores. A história da ciência aplicada ao ensino é uma maneira de contextualizar discussões epistemológicas, permitindo tanto a compreensão de conteúdos científicos quanto o aprendizado de noções sobre as ciências. Neste trabalho apresentamos algumas definições razoavelmente consensuais sobre a natureza da ciência que foram amplamente discutidas pela comunidade acadêmica e mostramos como alguns episódios da história da astronomia podem levar a discussões envolvendo alguns dos aspectos da natureza da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2010

Como Citar

Bagdonas, A., Andrade, V. F. P. de, & L´Astorina, B. (2010). DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM UM CURSO SOBRE A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (9), 17–31. https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.09.017

Edição

Seção

Artigos