AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DA FORMAÇÃO PERMANENTE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE ASTRONOMIA

Autores

  • Elena Cano Universidad de Barcelona, UB, Barcelona, Espanha.
  • Jaime Fabregat Universidad Politécnica de Cataluña, Barcelona, Espanha.
  • Rosa M. Ros Universidad Politécnica de Cataluña, Barcelona, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.045

Palavras-chave:

Astronomia, Avaliação, Formação, Transferência.

Resumo

Dentro do marco de um projeto europeu para aproximar a astronomia das crianças, foram desenvolvidas várias ações de formação permanente de professores, incluindo algumas oficinas com docentes de diversas fases do sistema de ensino. Este artigo apresenta o processo que foi conduzido para avaliar essa formação, juntamente com os seus resultados, que se referem tanto à satisfação, como às aprendizagens e à transferência realizada em sala de aula por parte dos participantes. São mencionadas as barreiras encontradas na transferência da formação, algumas delas ligadas à modalidade formativa escolhida e outras derivadas de fatores pessoais e de condições institucionais. Finalmente, são apontadas algumas diretrizes para a melhoria futura da transferência da formação científica na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

05-08-2016

Como Citar

Cano, E., Fabregat, J., & Ros, R. M. (2016). AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DA FORMAÇÃO PERMANENTE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (21), 45–68. https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.21.045

Edição

Seção

Artigos