Astronomia Indígena: Patrimônio Cultural e Educação Intercultural do Povo Pitaguary

Cultural Heritage and Intercultural Education of the Pitaguary People

Autores

  • Nairys Costa de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Heliomárzio Rodrigues Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Mairton Cavalcante Romeu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Maria Cleide da Silva Barroso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.8-38

Palavras-chave:

Astronomia Indígena, Ensino de Astronomia, Educação Científica, Diversidade Epistemológica, Etnia Pitaguary

Resumo

Os povos indígenas brasileiros, como os Pitaguary, desenvolveram profundos conhecimentos astronômicos, utilizando-os para guiar suas atividades cotidianas e compreender o mundo natural. No entanto, esses saberes ancestrais encontram-se ameaçados pela imposição de valores e práticas culturais ocidentais. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a Astronomia tradicional dos Pitaguary e o ensino de Ciências nas escolas indígenas da comunidade, buscando compreender como os próprios Pitaguary veem a possibilidade de integrar seus conhecimentos celestes ao currículo escolar. Além disso, a pesquisa analisa o papel das políticas públicas na promoção da educação intercultural e na valorização dos saberes ancestrais. Utilizando metodologia qualitativa de abordagem etnográfica, realizamos uma entrevista semiestruturada com lideranças do povo Pitaguary. A análise dos dados, realizada por meio da análise temática, permitiu identificar as principais categorias e temas presentes nas falas dos entrevistados, revelando a importância da Astronomia tradicional na identidade cultural dos Pitaguary e a necessidade de valorizar esses conhecimentos no contexto escolar. Os resultados desta pesquisa contribuem para a valorização da diversidade epistemológica e para a divulgação dos saberes astronômicos tradicionais no ensino de Ciências, fortalecendo a luta pela educação indígena diferenciada e pela preservação da cultura Pitaguary.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Heliomárzio Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física .

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). 

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

Freitas, N. C. de ., Moreira, H. R., Romeu, M. C., & Barroso, M. C. da S. (2025). Astronomia Indígena: Patrimônio Cultural e Educação Intercultural do Povo Pitaguary: Cultural Heritage and Intercultural Education of the Pitaguary People. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 8–37. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.8-38

Edição

Seção

Artigos