FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Diego Pereira de Guimarães Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha.
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha. https://orcid.org/0000-0002-5483-1550

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.34.059

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Estado da Questão

Resumo

Este artigo tem por finalidade estabelecer um quadro de pesquisas, em especial aquelas desenvolvidas no âmbito dos mestrados profissionais, em programas de pós-graduação, conexas à formação de professores para a promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolveu-se um estudo seguindo os princípios metodológicos do estado da questão. Na pesquisa feita, a partir de estudos desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2021, buscou-se nos repositórios institucionais de Programas Profissionais de Pós-Graduação das áreas da Educação e do Ensino de Ciências e correlatos, em funcionamento no Brasil, dissertações que contemplassem discussões em torno da Formação de Professores para a promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram sistematizados de acordo com a natureza dos produtos desenvolvidos e seus respectivos enfoques teóricos. Em geral, os produtos propõem recursos didático-pedagógicos para se trabalhar a Astronomia em sala de aula e dialogam com as Teorias de Ausubel e Vygotsky e com os documentos oficiais sobre o Ensino de Ciências na Educação Básica. Ao fim da análise percebemos uma escassez de produções sobre o tema, ainda que o assunto esteja em discreta ascensão em relação à quantidade de produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-03-2023

Como Citar

Guimarães, D. P. de, & Guidotti, C. dos S. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (34), 59–79. https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.34.059

Edição

Seção

Artigos