QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE OS MÉTODOS DE ERATÓSTENES E ARISTARCO PARA MEDIR OS TAMANHOS DA TERRA E DA LUA

Autores

  • Carlos Augusto Ferreira Secretaria de Estado da Educação - ES
  • Sérgio Mascarello Bisch Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.027

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Ensino por investigação, Terra, Lua, Eratóstenes, Aristarco.

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta de sequência de ensino investigativo para a Educação Básica sobre a determinação dos tamanhos da Terra e da Lua, seguindo os passos de Eratóstenes e Aristarco de Samos, numa abordagem que busca explorar os aspectos históricos e interdisciplinares envolvidos no desenvolvimento do tema. São indicadas questões e problemas abertosa serem apresentados aos estudantes e sugeridas sequências de atividades a serem realizadas com o intuito de levantamento de hipóteses e resolução, destacando a importância da observação atenta de fenômenos naturais comuns, como as sombras dos objetos e os eclipses lunares, associada à aplicação de princípios geométricos e físicos simples e uma atitude investigativa que leva à obtenção de resultados notáveis, como as dimensões da Terra e da Lua. A proposta representa um primeiro passo no desenvolvimento de um projeto de ensino mais amplo sobre o tema das dimensões do universo, que objetiva promover uma conscientização dos estudantes com relação ao Universo e à nossa posição dentro dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Mascarello Bisch, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), possui mestrado em Física, na área de Astrofísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo (1998), na área de Educação em Astronomia. Atualmente é professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Diretor Técnico-Científico do Planetário de Vitória e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Educação em Astronomia, Educação Não-Formal e Formação Continuada de Professores.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Ferreira, C. A., & Bisch, S. M. (2020). QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE OS MÉTODOS DE ERATÓSTENES E ARISTARCO PARA MEDIR OS TAMANHOS DA TERRA E DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 27–46. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.027

Edição

Seção

Artigos