FORMAS DE APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Leonardo Marques Soares Faculdade de Educação-UFMG.
  • Silvania Sousa Nascimento Faculdade de Educação-UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.041

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, ensino de astronomia, formação continuada de professores.

Resumo

O objetivo principal desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre a maneira como um grupo de professores se apropriaram dos instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação Mediada. Interpretamos as falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e os conceitos de apropriação e domínio. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível identificar a apropriação dos instrumentos em 7 narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Soares, L. M., & Nascimento, S. S. (2012). FORMAS DE APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (13), 41–59. https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.041

Edição

Seção

Artigos