PROPICIANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS FASES DA LUA

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Carlos Ariel Samudio Pérez Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Renato Heineck Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.031

Palavras-chave:

Fases da Lua, Ensino Fundamental, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Neste artigo, relata-se uma experiência didática de estudo das fases da Lua com uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada do município de Passo Fundo, RS. Tendo como fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, buscou-se desenvolver a proposta a partir de um modelo didático que simula as fases da Lua e com base nas concepções prévias dos estudantes. Os indícios da aprendizagem foram constatados através de registros de memórias da atividade. Pelos resultados apresentados, acredita-se que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes conseguiram identificar, diferenciar e transferir o fenômeno das fases da Lua para novos contextos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para a construção e compreensão genuína do que está sendo aprendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Darroz, L. M., Samudio Pérez, C. A., Rosa, C. W. da, & Heineck, R. (2012). PROPICIANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS FASES DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (13), 31–40. https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.031

Edição

Seção

Artigos