EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Denis Eduardo Peixoto Universidade Estadual de Campinas
  • Maurício Urban Kleinke Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.22.021

Palavras-chave:

Expectativa sobre astronomia, ensino de astronomia, motivação em astronomia, ensino médio, ensino de astrofísica.

Resumo

A literatura atual relata que o ensino de astronomia seja motivador e interessante para a educação básica, porém os conteúdos sugeridos pelas orientações curriculares nacionais parecem não atrair alunos e professores de maneira a chamar-lhes a atenção para um estudo transcendente a disciplina de ciências no Ensino Fundamental ou a disciplina de física para o Ensino Médio. Através da aplicação de um questionário para 80 alunos do Ensino Médio e participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de duas escolas do estado de SP, obtivemos resultados que nos indicam que os temas de astronomia que motivam os alunos são temas ligados à ficção científica e às pesquisas atuais, alvo de grande divulgação midiática e com forte caráter interdisciplinar. Ao final sugerimos uma nova contextualização para o ensino de astronomia, através da inserção de temas aliados a outras áreas do saber para o que chamamos de “ensino de astrofísica interdisciplinar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Eduardo Peixoto, Universidade Estadual de Campinas

Ensino de Astronomia, Formação de professores.

Maurício Urban Kleinke, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/DFA

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Peixoto, D. E., & Kleinke, M. U. (2016). EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (22), 21–34. https://doi.org/10.37156/RELEA/2016.22.021

Edição

Seção

Artigos