O TAMANHO DOS PLANETAS, DE PLUTÃO E DO SOL E AS DISTÂNCIAS ENTRE ESTES: COMPREENSÃO DOS ALUNOS E OFICINA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA TRABALHAR ESTA TEMÁTICA

Autores

  • Marcos Antônio Paz Macedo
  • Micaías Andrade Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.023

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Sistema Solar, Planetas, oficina pedagógica.

Resumo

Este artigo investigou a compreensão de alunos do Ensino Fundamental, em uma turma multisseriada com 22 alunos do 5º ao 9º ano, sobre as dimensões dos astros do Sistema Solar e as distâncias entre estes. Foi aplicado um pré-teste (questionário) para constatar o que estes sabiam sobre o Sistema Solar. Após isto, o conteúdo foi explicado e foi realizada uma oficina, na qual os alunos, em grupos, com o auxílio de tabelas, construíram representações dos planetas, de Plutão e do Sol, em escala, utilizando materiais acessíveis. Por fim, o questionário foi novamente respondido e o resultado obtido muito positivo, pois houve um avanço significativo na compreensão dos conteúdos abordados. Acreditamos que as respostas ao questionário prévio seriam semelhantes em outras escolas, por isto, esta oficina pode ser um meio interessante e eficiente para trabalhar assuntos que, na maioria das vezes, são inadequadamente abordados nas salas de aula e livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Paz Macedo

Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, Teresina - PI, Brasil.

Micaías Andrade Rodrigues

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí, DMTE/CCE/UFPI, Teresina - PI, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Macedo, M. A. P., & Rodrigues, M. A. (2015). O TAMANHO DOS PLANETAS, DE PLUTÃO E DO SOL E AS DISTÂNCIAS ENTRE ESTES: COMPREENSÃO DOS ALUNOS E OFICINA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA TRABALHAR ESTA TEMÁTICA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (19), 23–42. https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.023

Edição

Seção

Artigos