CIÊNCIA NAS ESCOLAS: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE UM ECLIPSE SOLAR PARCIAL

Autores

  • Leonardo Barbosa Torres dos Santos
  • Everaldo Faustino dos Santos
  • Leonardo Oliveira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.043

Palavras-chave:

Eclipse, Ensino, Pesquisa científica, Astronomia.

Resumo

Fenômenos como eclipses despertam o interesse e a curiosidade dos seres humanos desde a Antiguidade. Em virtude disso, a monitoração sistematizada desses eventos poderia ser utilizada para despertar o interesse das pessoas desde uma simples contemplação, ou pelo interesse didático ou para pesquisa científica. O objetivo do presente trabalho é estimular a aplicação e desenvolvimento de pesquisas científicas no ambiente escolar. Para isso, propõe-se a monitoração de eclipses solares. Registros fotográficos serão obtidos pelos estudantes, utilizando equipamento apropriado para a observação solar. Em análises das fotos, serão determinados parâmetros representativos das características e da evolução desses interessantes eventos astronômicos. Os resultados poderão ser comparados com previsões de alta precisão. Uma descrição pormenorizada da metodologia e dos recursos a serem empregados nas observações é também fornecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Barbosa Torres dos Santos

Mestrando em Engenharia e Tecnologia Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro da União Astronômica Céu de Pernambuco (UACP).

Everaldo Faustino dos Santos

Presidente da Sociedade Astronômica do Recife (SAR).

Leonardo Oliveira das Neves

Secretário da Sociedade Astronômica do Recife (SAR).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Santos, L. B. T. dos, Santos, E. F. dos, & Neves, L. O. das. (2015). CIÊNCIA NAS ESCOLAS: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE UM ECLIPSE SOLAR PARCIAL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (19), 43–55. https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.043

Edição

Seção

Artigos