EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE ASTRONOMIA NO DECORRER DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo. UPF.
  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo. UPF.
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo. UPF.
  • Carlos Ariel Samudio Pèrez Universidade de Passo Fundo. UPF.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.107

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências, Astronomia.

Resumo

Embora a astronomia seja considerada uma das ciências mais antigas da humanidade e ainda que a compreensão de seus conceitos tenha trazido enormes avanços para a Ciência e, consequentemente, para a sociedade, observa-se que uma parcela significativa de pessoas encontra-se à margem desses conhecimentos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, cabe à escola a difusão dos conceitos cientificamente corretos, entre eles os relacionados à área de astronomia. Pertinente a essa questão, apresenta-se uma pesquisa realizada com 140 estudantes do nono ano do ensino fundamental e com 120 estudantes da terceira série do ensino médio de quatro escolas da região de Passo Fundo/RS. Buscou-se averiguar, por meio de um questionário composto de questões abertas e de múltipla escolha, o conhecimento desse grupo de estudantes acerca de termos e fenômenos astronômicos básicos e, também, verificar se o índice de acertos cresce à medida que eles avançam nas diferentes e gradativas séries dos ensinos fundamental e médio. De modo geral, os resultados apresentados demonstram que o ensino de astronomia na educação básica enfrenta deficiências. Das 20 questões investigadas, em 17 os índices de acertos são semelhantes nas respostas dadas por estudantes de nível fundamental e médio, revelando que muitas concepções equivocadas permanecem ao longo da educação básica. Isso evidencia que tais temas não são – ou são pouco – abordados durante esses dois níveis de escolarização. Assim, conclui-se que a discussão dos conceitos relacionados com a astronomia deve receber maior ênfase na abordagem dos diferentes conteúdos, sendo necessária uma ação nacional em prol do seu ensino. Acredita-se que essa ação nacional deve estar apoiada em um pilar triplo de atores coletivos: comunidade científica, comunidade astronômica semiprofissional e comunidade escolar. Por fim, esse pilar seria a base para futuras discussões relacionadas à atuação dessas instâncias como meio de promover mudanças ativistas na estrutura curricular, proporcionando, mais efetivamente, a educação em astronomia no ensino básico.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Darroz, L. M., Rosa, C. W. da, Rosa, Álvaro B. da, & Samudio Pèrez, C. A. (2014). EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE ASTRONOMIA NO DECORRER DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (17), 107–121. https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.17.107

Edição

Seção

Artigos