CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA

Autores

  • Maria de Fátima Oliveira Saraiva Instituto de Física da UFRGS - Porto Alegre.
  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física da UFRGS - Porto Alegre.
  • Maria Helena Steffani Instituto de Física da UFRGS - Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.11.063

Palavras-chave:

Fases da Lua, Testes de conhecimento, Ensino superior, Pré-concepções em Astronomia.

Resumo

Neste artigo descrevemos a elaboração de um teste de múltipla escolha sobre as fases da Lua e analisamos os resultados de sua aplicação em dez grupos de estudantes de Física da UFRGS. Durante o aprimoramento do teste notamos que a porcentagem de acertos a respeito de alguns conceitos teve um aumento significativo associado à reformulação da pergunta, ressaltando a importância de tomar cuidado para evitar respostas erradas geradas por perguntas pouco claras e não por ignorância do respondente sobre o assunto. Confirmamos os resultados de outros estudos de que as maiores dificuldades dos alunos sobre o tema Fases da Lua dizem respeito a relacionar a fase que a Lua apresenta com a sua posição no céu em determinada hora. Por outro lado, nossos resultados sugerem que, em geral, os estudantes de Física entendem melhor o fenômeno das fases lunares do que a média dos estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Saraiva, M. de F. O., Silveira, F. L. da, & Steffani, M. H. (2011). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (11), 63–80. https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.11.063

Edição

Seção

Artigos