UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA

Autores

  • Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silveira Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP.
  • Célia Maria Soares Gomes de Sousa Instituto de Física da UnB.
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.11.045

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, avaliação diagnóstica, conhecimento prévio, Terra e Universo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica, utilizada como instrumento para a coleta de dados sobre o conhecimento prévio de conceitos científicos, necessários à compreensão do tema Terra e Universo, de um grupo composto por 47 estudantes, da 6ª série do Ensino Fundamental. A ação pedagógica de diagnosticar os conhecimentos prévios, do estudante, antes de ensiná-los, tem fundamento na teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Essa avaliação diagnóstica foi composta por 25 questões, cujas respostas foram analisadas e categorizadas visando sua interpretação, o que permitiu compreender os significados atribuídos pelo estudante a esses conceitos. Conclui-se, a partir da avaliação diagnóstica, que a maioria dos estudantes pesquisados apresentou dificuldades em expor conceitos científicos sobre o tema Terra e Universo ao iniciar a 6ª série. Entretanto, foram identificadas ideias e representações relevantes que contribuíram para a (re)significação dos conceitos científicos propostos para o ensino do tema nessa série. Os resultados da avaliação diagnóstica serviram como referência para a organização do plano de ensino, viabilizando o processo de aprendizagem, por adequar a sequência didática às características dos estudantes e ao contexto da sala de aula. É esperado que o instrumento apresentado nesse artigo possa ser utilizado também por outros pesquisadores em investigações relacionadas ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Silveira, F. P. R. de A., Sousa, C. M. S. G. de, & Moreira, M. A. (2011). UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (11), 45–62. https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.11.045

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.