ASTRONOMIA NA ESCOLA: MEDIDA DA DISTÂNCIA TERRA-LUA

Autores

  • Santiago Paolantonio Grupo de Investigación en Enseñanza, Difusión e Historia de la Astronomía, del Observatorio Astronómico, Universidad Nacional de Córdoba. Equipo de Ciencias Naturales, DPPE, Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba. Laprida 854, Bº Observatorio, 5000, Córdoba, Argentina. 54 351 4809860. – e-mail: santiago@oac.uncor.edu
  • Olga I. Pintado Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas y Departamento de Física, Facultad de Ciencias Exactas y Tecnología, Universidad Nacional de Tucumán. – e-mail: olga@tucbbs.com.ar

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2006.03.007

Palavras-chave:

Astronomia, Educação, Paralaxe, Lua.

Resumo

Propomos neste trabalho um projeto educativo dirigido ao Ensino Médio que consiste na determinação da distância Terra-Lua pelo efeito da paralaxe. As técnicas de observação, medidas e cálculos auxiliares são descritos, e os resultados obtidos numa experiência-teste realizada no ano de 2003 apresentados. Este último teste permitiu comprovar a viabilidade de execução da proposta e aperfeiçoar diversos aspectos da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-12-01

Como Citar

Paolantonio, S., & Pintado, O. I. (2006). ASTRONOMIA NA ESCOLA: MEDIDA DA DISTÂNCIA TERRA-LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (3), 7–18. https://doi.org/10.37156/RELEA/2006.03.007

Edição

Seção

Artigos