Análise das concepções prévias dos estudantes sobre meteorítica no último ano do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Astronomia, Aprendizagem Significativa, Divulgação Científica, Material Didático

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos do último ano do Ensino Fundamental II que identificou as concepções prévias sobre Astronomia e Meteorítica presentes nos estudantes a partir da qual foi proposto um material didático suplementar com base nos resultados obtidos. A abordagem
metodológica se baseou em entrevistas com grupos focais, compreendendo 8 a 10 estudantes de três instituições públicas na cidade de São Carlos – SP. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia de Análise de Conteúdo e Análise Temática. Foi observado que as concepções prévias dos alunos estão profundamente relacionadas a conceitos desatualizados ou superficiais, erros conceituais e crenças religiosas. Este resultado corrobora com pesquisas anteriores que apontam para uma falta de preparo dos docentes para lecionar conteúdos de Astronomia, fundamentada na falta deste tipo de conteúdo na sua formação inicial e continuada. A partir disso, utilizando os dados levantados como referência, foi elaborada uma revista de divulgação científica, contemplando as perspectivas dos alunos e buscando uma maior correlação com as teorias científicas contemporâneas, com o objetivo de contribuir para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-05-2024 — Atualizado em 15-07-2024

Versões

Como Citar

Targon Tiberio, C. (2024). Análise das concepções prévias dos estudantes sobre meteorítica no último ano do ensino fundamental. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37). Recuperado de https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/706 (Original work published 26º de maio de 2024)

Edição

Seção

Artigos