Proposta de uma Sequência Didática para promover a compreensão conceitual científica da Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.146-175Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Sequência Didática, Compreensão Científica.Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa envolvendo o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) inspirada em um dos Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, denominado Compreensão Básica dos Termos (Sasseron & Carvalho, 2011). Essa sequência foi criada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aprimorar a Compreensão Conceitual Científica na área de Astronomia. A SD foi baseada em seis temas, organizados segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os materiais foram selecionados a partir de pesquisas realizadas em artigos, sites e vídeos, produzidos e ministrados por profissionais da área. Após a aplicação da SD, a pesquisa qualitativa foi realizada a partir das respostas de dez estudantes a um questionário com 24 questões, subdivididas nos seis temas. O mesmo questionário foi aplicado antes e depois da SD. As respostas transcritas foram fragmentadas e categorizadas em cinco níveis de Compreensão Conceitual Científica, inspirados no trabalho de Adadan et al. (2010). A partir dos níveis definidos, foi realizada uma análise quantitativa. Os dados mostraram que os dez estudantes obtiveram um avanço em todos os temas após a SD. Porém, o tema 4, as distâncias do sistema solar, foi o que apresentou o menor desempenho. Isso ocorreu devido à dificuldade dos estudantes de lidar com números muito grandes, que precisaram ser representados em notação científica com potências de dez. Esses resultados dão indícios de que a SD, como proposta neste trabalho, pode ser um recurso valioso para professores que queiram promover uma Compreensão Conceitual Científica adequada sobre Astronomia para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alcides Goya, Caroline Reis Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.