A perspectiva dos professores dos Anos Iniciais acerca do uso e da criação de jogos analógicos no Ensino de Astronomia

Autores

  • Vanessa Simões da Silva Oliveira Universidade Tecnológica do Paraná
  • Marcos Antonio Florczak UTFPR
  • Roberta Chiesa Bartelmebs UFPR

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2024.37.6

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Astronomia, Jogos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao uso e à criação de jogos para o ensino da Astronomia. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com professores da rede municipal de Curitiba que lecionam Ciências ou em áreas afins, como Ciência e Tecnologias (prática da Educação Integral) e Farol do Saber Inovação (Laboratório Maker), por meio de um questionário online aplicado pelo Google Forms. Um total de 43 questionários foram respondidos, fornecendo dados sobre a eficácia dos jogos analógicos no ensino de Astronomia, bem como as discussões sobre suas potencialidades e desafios. A partir da análise de conteúdo, concluímos que tanto o uso quanto a criação de jogos são recursos promissores para o ensino da Astronomia, pois permitem a exploração de conceitos astronômicos em sala de aula e incentivam os professores a buscar conhecimentos específicos nessa área. No entanto, os participantes identificaram alguns desafios, destacando a necessidade de mais formação e materiais de apoio específicos para a implementação eficaz dos jogos no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Florczak, UTFPR

Professor Doutor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Roberta Chiesa Bartelmebs, UFPR

Professora Doutora na Universidade Federal do Paraná

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

da Silva Oliveira, V. S., Florczak, M. A., & Chiesa Bartelmebs, R. (2024). A perspectiva dos professores dos Anos Iniciais acerca do uso e da criação de jogos analógicos no Ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37). https://doi.org/10.37156/RELEA/2024.37.6

Edição

Seção

Artigos