Spaceengine como ferramenta didática para o ensino de Astronomia:

Investigando o Sistema Solar e a viabilidade da vida fora da Terra

Autores

  • Uiliam Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Roberto Claudino Ferreira
  • Tânia Maria Hetkowski
  • Mariana Lemos Moreira
  • Ernande Oliveira Souza
  • Maria Eduarda da Silva Cruz

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2023.35.004

Palavras-chave:

Ensino de astronomia, Transdisciplinaridade, software, Sequência didática

Resumo

O presente trabalho propôs uma Sequência Didática voltada ao 9° do Ensino Fundamental na área de ciências dentro do tema da Astronomia. Para desenvolve – lá adotamos como ferramenta didática principal o software astronômico SpaceEngine. Apresentamos a proposta no II Seminário Virtual de Astronomia da UESB, participaram como convidados docentes, discentes de várias universidades e estudantes do ensino médio. As habilidades da BNCC foram o ponto de partida para construção da sequência didática. Na apresentação mostramos como se executaria a dinâmica da proposta com a apresentação da parte operacional e didática da exploração do SpaceEngine aplicado ao conteúdo em tela.  Por fim, foi fornecido um questionário on-line para a coleta de dados. Os resultados analisados nesse artigo expressam as respostas de 22 estudantes de licenciatura e nelas indicam que a maioria dos participantes usariam a sequência didática em sua originalidade o que mostra que o objetivo da pesquisa foi alcançado de forma satisfatória. O trabalho gerou inúmeras possibilidades de ampliação e melhorias sugeridas pelos participantes convidados do evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Almeida, U., Claudino Ferreira, R. ., Maria Hetkowski, . T. ., Lemos Moreira, M. ., Oliveira Souza, E. ., & da Silva Cruz, M. E. . (2023). Spaceengine como ferramenta didática para o ensino de Astronomia: : Investigando o Sistema Solar e a viabilidade da vida fora da Terra. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (35). https://doi.org/10.37156/RELEA/2023.35.004

Edição

Seção

Artigos