ASTROFOTOGRAFIA NA ESCOLA COMO RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.33.073

Palavras-chave:

Astrofotografia, Mapa Celeste, Recurso Didático, Ensino de Astronomia, Baixo Custo.

Resumo

Nas últimas duas décadas, com a chegada de novas tecnologias, as formas de comunicação e interação global mudaram. Parte do número gigantesco de imagens compartilhadas a todo momento na Internet, cada vez mais, são astrofotografias. No entanto, nem sempre as astrofotografias são utilizadas para ensinar ciências ou Astronomia, ou têm qualquer relação com a educação em Astronomia. É notável a falta de acesso a materiais direcionados ao ensino de Astronomia e ciências a partir de astrofotografias. Percebe-se, também, a falta de direcionamento, acesso e aplicação da astrofotografia como recurso didático em ambientes formais e não formais de aprendizagem em ciências. O objetivo do guia “Astrofotografia na escola” é tornar a astrofotografia e sua prática acessíveis e de baixo custo. Trata-se de um guia prático para ser utilizado na escola e em eventos de C&T, por professores, profissionais da educação e estudantes. A finalidade deste trabalho, é apresentar o recurso didático “Astrofotografia na escola: Um guia rápido de astrofotografia para professores e estudantes” e contribuir para o debate acerca do uso de astrofotografias enquanto recursos didáticos. Por fim, os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que o guia “Astrofotografia na escola” foi apresentado, discutido, disponibilizado e difundido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

Ferreira, L., & Furtado, D. A. (2022). ASTROFOTOGRAFIA NA ESCOLA COMO RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (33), 73–105. https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.33.073

Edição

Seção

Artigos