SISTEMA SOLAR: MODELOS MENTAIS A PARTIR DA LEITURA DE UM LIVRO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.33.021

Palavras-chave:

Modelo Mental, Sistema Solar, Livro Infantil.

Resumo

Os modelos do Sistema Solar que os estudantes trazem em suas mentes são incompletos e próprios de cada individualidade. Muitas pesquisas tratam de identificá-los e categorizá-los mostrando suas origens sensoriais, culturais e/ou escolares. O trabalho objetiva apresentar os Modelos Mentais (MMs) sobre o Sistema Solar elaborados por 23 estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal antes e reelaborados após a leitura de um livro literário infantil. A metodologia utilizada foi rodas de conversa e representações pictóricas dos estudantes antes e após a leitura do livro literário infantil “O Sistema Solar na aula da professora Zulema”. Partindo das informações obtidas a priori e a posteriori, construiu-se um quadro de modelos que variam segundo algumas peculiaridades; alguns mais simples e outros mais complexos apareceram num momento pós-leitura. Constatou-se que, após a leitura, ocorreram algumas mudanças sobre como os estudantes pensam a respeito da composição do Sistema Solar e da ordenação dos planetas. Os resultados mostram que o livro literário pode influenciar na reelaboração de MMs, oferecendo elementos (visuais e escritos) que colaboraram nessa construção, mas não pode ser considerado como fonte única para o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

Borges, E. F. M., Sobreira, P. H. A., & Ribeiro, J. P. M. (2022). SISTEMA SOLAR: MODELOS MENTAIS A PARTIR DA LEITURA DE UM LIVRO INFANTIL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (33), 21–49. https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.33.021

Edição

Seção

Artigos