AUSÊNCIA DE GRAVIDADE E ESTADO DE IMPONDERABILIDADE: A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2021.31.007

Palavras-chave:

Ensino de Física, Imponderabilidade, Ausência de gravidade.

Resumo

O presente artigo relata um estudo de cunho descritivo realizado com estudantes universitários do primeiro semestre acerca dos conceitos de ausência de gravidade e imponderabilidade. Os sujeitos deste estudo foram estudantes dos cursos das áreas de Ciências Exatas e Engenharias de uma universidade comunitária do município de Caxias do Sul, RS. Um questionário fechado foi aplicado aos estudantes para identificar seu entendimento acerca dos conceitos de imponderabilidade e de ausência de gravidade. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para auxiliar na elaboração das perguntas que compunham o questionário. Os resultados do questionário indicaram que mais da metade dos estudantes não distinguiu entre os conceitos de ausência de gravidade e imponderabilidade. Diante dos resultados obtidos, enfatiza-se a recomendação para que professores, tanto de Ensino Médio quanto de Graduação, procurem material apropriado e utilizem estratégias adequadas para ensinar esses temas em suas aulas.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Cecconello, R., Pavinato, V., & Giovannini, O. (2021). AUSÊNCIA DE GRAVIDADE E ESTADO DE IMPONDERABILIDADE: A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (31), 7–19. https://doi.org/10.37156/RELEA/2021.31.007

Edição

Seção

Artigos