CÁLCULO DO VALOR DA UNIDADE ASTRONÔMICA: COMO O TRÂNSITO DE MERCÚRIO NOS INDICA A NOSSA DISTÂNCIA AO SOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.051

Palavras-chave:

Trânsito planetário, Mercúrio, Unidade Astronômica, Sol, Ensino de Astronomia.

Resumo

Apresentamos uma proposta simplificada de determinação da Unidade Astronômica (UA) através de dados experimentais obtidos pelo registro do trânsito de Mercúrio em frente ao Sol, de fácil desenvolvimento junto a estudantes da última fase da educação básica. O registro do trânsito foi realizado durante uma sessão de observação astronômica realizada em uma escola brasileira e, também, em cooperação com uma instituição internacional. Esta atividade mostrou que, apesar da pouca distância entre os dois locais de observação, em relação ao planeta Terra, o registro do trânsito de Mercúrio de 2019 permitiu determinar o valor da UA com uma boa aproximação. Os trânsitos de planetas possuem importância didático-pedagógica, podendo ser utilizados por educadores na educação formal como elemento motivador. A atividade permite conhecer e aplicar dados experimentais, desenvolver conhecimentos como construções geométricas, trigonometria, razões e proporções, as Leis de Kepler do movimento planetário, coordenadas geográficas e geoposicionamento, demonstrando interdisciplinaridade junto aos estudantes.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Martins, A., Lima, T. O., Bolzan, M. J. A., Sousa, P. de A., Lima Filho, V. B., Pancotti, A., & Castro Neto, J. C. de M. (2021). CÁLCULO DO VALOR DA UNIDADE ASTRONÔMICA: COMO O TRÂNSITO DE MERCÚRIO NOS INDICA A NOSSA DISTÂNCIA AO SOL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 51–64. https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.051

Edição

Seção

Artigos