O EPISÓDIO DA QUEDA DO METEORITO SERRA DE MAGÉ NUMA ABORDAGEM DE ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.021

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de Astronomia, Meteorito Serra de Magé.

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de resultados obtidos em um trabalho de Dissertação, onde discutimos algumas problemáticas existentes nos processos de ensino aprendizagem de conceitos científicos e as possíveis contribuições de temas astronômicos no Ensino de Ciências. Com isso, abordamos como tema astronômico, o episódio da queda do meteorito Serra de Magé, vendo nesse episódio uma ferramenta interessante para favorecer a aprendizagem científica. Assim, organizamos uma interlocução em uma escola do estado de Pernambuco, visando uma construção mais estruturada de significados científicos. Utilizamos audiogravação como instrumento de coleta de dados, analisando-os sob a perspectiva da Análise de Discurso. Percebemos assim, que temas astronômicos no Ensino de Ciências podem contribuir para a motivação, o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes, considerando a atenção e o envolvimento desses diante do episódio abordado. Além disso, também depreendemos, a importância da contextualização e da valorização das concepções prévias dos estudantes para propiciar a construção de conhecimento cientifico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Oliveira, N. de, Tenório, A. C., & Miranda, A. C. da S. (2021). O EPISÓDIO DA QUEDA DO METEORITO SERRA DE MAGÉ NUMA ABORDAGEM DE ENSINO DE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 21–33. https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.021

Edição

Seção

Artigos