REPRESENTAÇÃO DAS DIMENSÕES ASTRONÔMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.007

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Ensino de Astronomia, Dimensões Astronômicas, Livros Didáticos, Representações.

Resumo

O livro didático continua sendo a principal fonte de pesquisa para os alunos e professores dentro da sala de aula na maioria das escolas públicas. Por isso o presente estudo analisou as diversas formas de representação encontradas em seis coleções de Livros Didáticos de Ciências, aprovados pelo PNLD 2017, cujo foco era especificar se as distâncias e diâmetros dos astros estariam apresentadas na proporção adequada. O número médio de páginas dedicadas à Astronomia foi proporcionalmente baixo nas seis coleções selecionadas e o número de quadros, tabelas e gráficos foi bem menor quando comparado com fotografias e ilustrações. Com relação ao tema específico das dimensões e distâncias dos astros,observou-se que mais de 25% das ilustrações continham proporções inadequadas e sem explicações. No artigo também é sugerida uma forma simples de iniciar o trabalho dessas dimensões astronômicas em sala de aula. Por meio de uma aula-atividade, sendo a primeira de uma série de aulas que serão implementadas num futuro próximo, são apresentados alguns resultados preliminares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Silva, F. P. da, Rocha, Z. D. F. D. C., & Goya, A. (2021). REPRESENTAÇÃO DAS DIMENSÕES ASTRONÔMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 7–19. https://doi.org/10.37156/RELEA/2020.30.007

Edição

Seção

Artigos