O ENSINO DE ASTRONOMIA E AS POSSIVEIS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Fábio Matos Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, campus Bauru
  • Viviane Briccia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.095

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Discussões Científicas, Alfabetização Científica, Autonomia.

Resumo

Apresentamos nesse artigo uma discussão teórica sobre as possíveis relações entre o ensino de temas Astronômicos e os eixos estruturantes da Alfabetização Científica (SASSERON, 2015). Nesse estudo discute-se como características da Astronomia, aliadas ao ensino por investigação, tornam-se fortes aliadas ao processo de Alfabetização Cientifica, por possuir temas e atributos que podem tornar os alunos mais participativos no espaço educacional. Por meio de discussões que envolvem percepções e aplicações no dia a dia, o céu pode ser considerado como um elemento motivador, podendo modificar o espaço de aprendizagem da sala de aula, diminuir a distância entre discussões científicas e o cotidiano do aluno e também uma aproximação entre a teoria e a prática. Nesse sentido, apresentamos como a inserção de temas de Astronomia pode potencializar a leitura crítica do mundo para os estudantes, tornando-os mais autônomos e próximos do conhecimento científico em suas contextualizações, constituindo-se num forte aliado no processo de Alfabetização Científica.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Rodrigues, F. M., & Briccia, V. (2020). O ENSINO DE ASTRONOMIA E AS POSSIVEIS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 95–111. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.095

Edição

Seção

Artigos