AS DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE AS FASES DA LUA DE ALUNOS DOS OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Danilo de Oliveira Kitzberger Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valdir Rosa Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.067

Palavras-chave:

Concepções alternativas, Ensino de Astronomia, Ensino Fundamental, Fases da Lua.

Resumo

Este artigo tem, como objetivo, investigar e analisar as concepções sobre as fases da Lua. Para tal, investigou-se um grupo de 39 alunos do Ensino Fundamental II (8ºs anos) de uma escola pública da região Oeste do Paraná. A abordagem foi de cariz qualitativo, focada na análise de conteúdo, e constituída pelas seguintes etapas: a) revisão de literatura e mapeamento acerca das concepções alternativas; b) elaboração e aplicação de um questionário sobre as fases da Lua; e c) análise das concepções dos alunos. Os resultados apontam que a maioria dos alunos não compreende os movimentos de translação e rotação da Terra e da Lua, sendo que apenas 10,3% conseguiram identificar e nomear as fases da Lua no contexto da representação por desenho do fenômeno no sistema Sol-Terra-Lua. Além disso, apareceram as concepções de que a Lua sempre está oposta ao Sol e que suas fases são causadas pela projeção da sombra terrestre. Nesse sentido, entende-se que seja necessária uma revisão nas estratégias de ensino de tais conteúdos com o intuito de transformar a realidade da sala de aula e possibilitar a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Kitzberger, D. de O., Bartelmebs, R. C., & Rosa, V. (2020). AS DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE AS FASES DA LUA DE ALUNOS DOS OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 67–93. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.067

Edição

Seção

Artigos