VISUALIZAÇÃO E UMA AVALIAÇÃO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO

Autores

  • Adriano Luiz Fagundes Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica/ Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana da Silva Departamento de Física e PPGECT/Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Feijó Barroso Instituto de Física/Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.047

Palavras-chave:

Visualização, Estações do ano, Órbita da Terra, Ensino de Ciências, Concepções prévias, Representações visuais.

Resumo

Neste trabalho são investigadas as concepções prévias sobre as estações do ano apresentadas por 961 alunos de uma disciplina de introdução à Física do ensino superior. São analisadas 3 questões de um pré-teste que foi aplicado em 8 semestres seguidos entre 2013 e 2016. A partir de uma perspectiva teórica que busca entender o papel da visualização no Ensino de Ciências, busca-se analisar a maneira como os alunos associam (ou não) o modelo orbital adotado e as suas respectivas explicações para as estações do ano. O instrumento de coleta de dados utilizado permite que sejam encontrados indicativos sobre essa associação. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes tem uma visão equivocada sobre a forma do movimento orbital da Terra, o que associado às suas justificativas para a existência das estações se torna inconsistente. Um grupo muito pequeno deste universo, 55 (6%) alunos, consegue apresentar uma explicação coerente em termos dessa mudança de perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Fagundes, A. L., Silva, T. da, & Barroso, M. F. (2020). VISUALIZAÇÃO E UMA AVALIAÇÃO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 47–66. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.28.047

Edição

Seção

Artigos