REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO FINAL DO ENSINO MÉDIO SOBRE ASTRONOMIA

Autores

  • Adriano José Ortiz Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil.
  • Joici de Carvalho Leite Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.
  • Tânia do Carmo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.079

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Astronomia, Senso comum, Associação livre de palavras, Núcleo Central.

Resumo

A astronomia faz parte do cotidiano da sociedade moderna, mesmo configurando-se como uma das ciências mais antigas. Todavia, no ambiente escolar ainda encontra diversas barreiras para sua implementação. Neste sentido, o presente manuscrito visou analisar as possíveis Representações Sociais partilhadas entre 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública, decorrentes de seus conhecimentos a respeito do tema indutor "astronomia”. Os dados foram obtidos por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e analisados mediante a abordagem estruturalista que acarretou na elaboração do quadro de quatro casas. De acordo com os resultados, é possível dizer que os estudantes compartilham Representações Sociais a respeito de astronomia, por apresentarem um discurso permeado de conceitos generalistas e afastado do universo reificado, sendo importante uma readequação com vistas à introdução do ensino de astronomia no decorrer de toda educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Ortiz, A. J., Leite, J. de C., Carmo, T. do, Batista, M. C., & Magalhães Junior, C. A. de O. (2019). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO FINAL DO ENSINO MÉDIO SOBRE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (27), 79–91. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.079

Edição

Seção

Artigos