VINTE ANOS DE OBA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO EXAME AO LONGO DOS ANOS

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andriele da Silva Vieira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.035

Palavras-chave:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíadas científicas, Conteúdo das provas, Perfil das provas.

Resumo

As olimpíadas científicas são consideradas um ótimo veículo de divulgação científica. Com esse intuito, surge em 1998 a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que foi criada com o objetivo de desenvolver a ciência e divulgar a Astronomia no Brasil, por meio de um evento de caráter educacional e envolvimento a nível nacional, além de despertar o interesse, tanto para alunos quanto para professores, de aprender e ensinar Astronomia. Este trabalho objetiva analisar as questões da OBA, apresentando uma caracterização das provas que auxilie professores e alunos a conhecerem o perfil dessa avaliação e os conteúdos mais exigidos. Os resultados mostram uma evolução no perfil das provas, tanto estruturalmente quanto em relação ao conteúdo, evidenciando questões mais contextualizadas e com abordagens mais didáticas.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Erthal, J. P. C., & Vieira, A. da S. (2019). VINTE ANOS DE OBA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO EXAME AO LONGO DOS ANOS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (27), 35–54. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.035

Edição

Seção

Artigos