COPÉRNICO E A TEORIA HELIOCÊNTRICA: CONTEXTUALIZANDO OS FATOS, APRESENTANDO AS CONTROVÉRSIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Hermano Ribeiro de Carvalho Instituto Federal do Maranhão, Timon
  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.007

Palavras-chave:

História da Ciência, Teoria Heliocêntrica, Revolução Copernicana.

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo historiográfico baseado tanto em obras de historiadores da Ciência quanto em uma tradução do Commentariolus de Nicolau Copérnico. No Ensino de Ciências, o trabalho justifica-se pela necessidade de discussões que englobem algo mais do que a proposição de Copérnico acerca do heliocentrismo. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar uma visão mais ampla sobre a construção, defesa e disseminação do trabalho de Nicolau Copérnico, contextualizando a época por ele vivida e interpretando os aspectos astronômicos, filosóficos e sociais que puderam influenciar sua teoria. Como resultados, pode-se destacar que Copérnico obteve a contribuição de diversos astrônomos para a elaboração e divulgação do Sistema Copernicano, sofreu influências pelo contexto social, cultural e filosófico, como, por exemplo, de alguns princípios neoplatônicos, e questões idealizadas inicialmente não foram resolvidas por meio do sistema proposto, a saber: a ideia inicial de simplificação do Sistema Ptolomaico, com a diminuição da quantidade de epiciclos. Por fim, torna-se possível vislumbrar algumas implicações para o Ensino de Ciências, como a possibilidade de articulação entre a História da Ciência, a Natureza da Ciência e do trabalho científico e de o texto poder contribuir como subsídio para uma metodologia de ensino por investigação.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Carvalho, H. R. de, & Nascimento, L. A. do. (2019). COPÉRNICO E A TEORIA HELIOCÊNTRICA: CONTEXTUALIZANDO OS FATOS, APRESENTANDO AS CONTROVÉRSIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (27), 7–34. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.007

Edição

Seção

Artigos