TOP GREGORIAN: UM JOGO PARA O ENSINO DO CALENDÁRIO GREGORIANO

Autores

  • Lídia Carla do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Cleide Sandra Tavares Araújo Universidade Estadual de Goiás
  • Juan Bernardino Marques Barrio (in memoriam) Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Duarte Porto Universidade Estadual de Goiás
  • Mirley Luciene dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Solange Xavier dos Santos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.26.061

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Astronomia, Ensino fundamental, Lúdico.

Resumo

O calendário civil utilizado hoje no Brasil, e em quase todo o mundo, é focado em informações de dias e meses do ano que têm como referência nossa cultura ocidental/cristã. Visando apresentar alguns dos aspectos científicos, sociais, políticos, históricos e até míticos que o permeiam, trazendo a Astronomia como uma área do conhecimento capaz de unir em torno de si outras áreas que compõem a Matriz Curricular do Ensino Fundamental foi idealizado e desenvolvido o jogo Top Gregorian como um potencial recurso didático para o ensino do Calendário Gregoriano, e conhecimentos afins, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Além de estimular e otimizar o processo ensino-aprendizagem por meio do lúdico, o jogo despertou o interesse pelo conhecimento científico/astronômico entre os alunos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Nascimento, L. C. do, Araújo, C. S. T., Barrio (in memoriam), J. B. M., Porto, M. D., Santos, M. L. dos, & Santos, S. X. dos. (2018). TOP GREGORIAN: UM JOGO PARA O ENSINO DO CALENDÁRIO GREGORIANO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (26), 61–75. https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.26.061

Edição

Seção

Artigos